segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A PIMENTINHA MAIS DOCE DO BRASIL

por Rafael Maniçoba

“ Essa senhora...”
No palco que cantava,
Fazia o rio de sua face jorrar.
Partiu ainda no inverno
Mas sorriu
E o canário que habitava sua garganta vibrou.
Aqueles trilhos foram ingratos,
Na estação,
Embarcou saudosa no brilhante “ Trem Azul”.

Autor: Rafael Maniçoba



Quatro anos depois eu nasci, muito tempo depois dessa voz que embalou a trilha sonora de muitas vidas se calar. É fascinante ver, “rever” Elis Regina se entregar no palco; ela se despia como se aquele fosse o último momento da sua vida. Criticava, agredia de maneira mais bela com aquela voz que o Brasil perdeu e nunca mais outra veio substituir! No seu último show: Trem Azul, podemos perceber que algo falava muito em despedida; quando ela canta “ se eu quiser falar com Deus... tenho que DIZER ADEUS...” A força de sua voz parece meio que anunciar uma saudade futura para seus fãs. Não quero levar em consideração a sua partida mas sim o legado que essa grande cantora nos deixou: a garra, a vontade de viver, a emoção que arrepia quando ouvimos aquelas cordas vibrarem como se estivesse expulsando as dores que sentia. Elis Regina não só cantava com a voz mas também com a alma!
Algumas frases proferidas pela mesma ficaram como registro de uma mulher que foi considerada como uma pimentinha, mas que tinha um ar meigo e doce.



• “Sempre vou viver como camicase. É isso que me faz ficar de pé"
• "Me apaixonei pela minha voz".
• "Neste país, só há duas que cantam: Gal e eu."
• "Quero saber é do brasileiro, não estou preocupada em cromar minha orelha e sair para a rua para chamar a atenção".
• "Um dia as pessoas vão descobrir que Dalva de Oliveira é a nossa Billie Holiday".
• "Cantar, para mim, é sacerdócio. O resto é o resto."
• "Me tomam por quem? Um imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo". ELIS REGINA
Essa foi Elis Regina, essa é Elis: a pimenta mais doce do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário